domingo, 26 de maio de 2013

"O Sam e o Som/Sam and Sound", Ana Saldanha










O Sam e o Som-Resumo


                Era uma vez um menino chamado Sam. Ele andava num colégio, onde havia uma porta, que estava sempre fechada.
 O Sam às vezes espreitava pela fechadura da porta e, quando dormia, sonhava sempre que aquela porta era um túnel escuro e sombrio.
                 Um dia o Sam e os seus colegas fizeram fila atrás do professor de música, dirigiram-se àquele túnel escuro e sombrio, que afinal era apenas uma galeria.
O professor deixou-os sozinhos por instantes e eles começaram aos pontapés e a berrar.
                Quando o professor chegou à sala, trazia consigo um violino, um violoncelo e muitas mais instrumentos musicais.
 O Sam, quando viu o violoncelo, pegou nele e começou a tocar. Os outros também escolheram instrumentos e fizeram o mesmo.
O Sam reparou que o violoncelo estava desafinado: ele tocava mais uma vez e tocava outra vez, mas era sempre desafinado… começou a aborrecer-se e a desistir de aprender. Em vez disso, já só pensava nas férias de Natal, em puxar as tranças da irmã, andar de bicicleta...
Quando chegaram as férias de Natal, ele viu a mãe, deu-lhe muitos beijinhos, puxou as trancas à irmã, andou de bicicleta e, no fim dessas férias, numa noite perto do Ano Novo, quando foi dormir, lembrou-se do violoncelo e jurou a si mesmo que ia aprender a tocá-lo como devia ser.
                Quando chegou à escola, no segundo período, os seus colegas foram ter com o professor e o Sam, mesmo pensando nas férias, esforçou-se por aprender a tocar lindamente.


Ana Inês Moreira, nº 1

...........................................................................................................................................


O Sam e o Som - Resumo

          Era uma vez um menino que se chamava Sam.
          No colégio, onde ele estudava, havia uma sala, que estava sempre fechada à chave.
          O Sam espreitava pela fechadura, mas não conseguia ver nada, porque estava tudo escuro.
          Um dia, com o seu professor de Música e os restantes alunos entrou na sala escura, que, afinal, era uma galeria.
          O Sam pegou num violoncelo e pôs-se a tentar tocar, mas não conseguia. Estava tão farto daquela coisa, que começou a sonhar acordado… pensava que estava em casa e que a mãe lhe tinha feito um bolo, lhe tinha dado muitos abraços, que queria puxar as tranças à irmã e muitas outras coisas.
          Chegaram as férias do Natal, ele foi para casa e pôde viver tudo o que passava a vida a sonhar.
          No dia de ano novo, o Sam começou a pensar que as aulas estavam quase a começar e ele ia ter que voltar a tocar aquele violoncelo… nessa mesma noite, o rapaz teve um sonho em que o violoncelo lhe falou.
          Quando chegou à escola, no primeiro dia de aulas, foi procurar o seu violoncelo e esforçou-se tanto por aprender a tocar bem que ficaram todos espantados!

A minha opinião: Acho que esta história envolve muito a música e a vontade de aprender coisas novas. Gostei dela por isso mesmo.


Daniela Santos, nº 7


..........................................................................................................................................

“O Sam e o Som/Sam and Sound” – Resumo

            O Sam era um rapaz que estudava num colégio interno e muito misterioso, mas era um pouco curioso, apesar de também ser inteligente, e gostava de saber o que se passava em seu redor.
            No seu colégio havia uma porta sempre fechada à chave. Pelo buraco da fechadura, via-se que dava acesso a um corredor, a uma galeria ou a alguma coisa parecida.
            À noite, quando as luzes do dormitório se apagavam, o Sam imaginava um túnel sombrio sem fim, e ele imaginava isso tudo todas as noites, mas mesmo todas as noites. Escorria água suja pelo musgo das paredes, o chão era lamacento como o campo de jogos, onde ele e os outros meninos do colégio se atolavam, quando chovia muito e escorregavam quando chuviscava. O corredor dominava os sonhos e os pesadelos do colégio...

Opinião: o livro era interessante, pois apresentava diversas coisas misteriosas e gostei da personagem do Sam, pois era curioso e queria saber acerca de tudo o que o rodeava.


Filipe Monteiro, nº 11

..............................................................................................................................

"O Sam e o Som/Sam and Sound" - Resumo


Num colégio havia um menino chamado Sam. Esse menino estava intrigado com uma porta trancada, que dava para um corredor escuro, achava que havia lá um buraco muito húmido, cheio de lama, que parecia um campo de campo de futebol num dia de chuva, em que os jogadores, escorregavam e caíam.
Certo dia o professore de música disse para os alunos o seguirem. Iam escolher um instrumento musical, precisamente por trás dessa porta que nunca se abria.
 O Sam escolheu um violoncelo e foi para a sala de música. Queria tocá-lo, só que tinha que o ensinar a falar e deixá-lo perder a timidez.
Depois da aula acabar, guardava-o num armário frio e escuro, onde também se guardavam os outros instrumentos.
Passado algum tempo, o Sam não conseguia tocar bem o violoncelo e passou a sonhar com as férias de Natal, que se aproximavam. E o violoncelo cada vez mais desafinado…
Assim que chegaram as férias, guardou-o no armário e não quis saber mais dele. Foi de férias descansado, ter com a família, e divertiu-se até mais não poder.
Quando as férias estavam acabar, ele sentiu o violoncelo triste e, assim que foi para o colégio, procurou pelo instrumento que tinha abandonado. Depois abraçou-o e prometeu que o ia ensinar a falar.


A minha opinião: Eu gostei muito desta história, porque é uma lição de vida, que serve para as pessoas saberem estimar os instrumentos e outras coisas. Também nos diz que nunca devemos desistir do que se estamos a aprender, mas devemos ir lutando sempre.

                                                                                                            
 Joana Lopes, nº 17


.........................................................................................................................................

O Sam e o Som- Resumo

O Sam estava num colégio interno e havia sempre uma porta fechada.
Um dia ele entrou lá, com o professor de música e os colegas, e todos descobriram que era uma galeria de instrumentos musicais.
Quando ele viu o violoncelo, foi logo escolhê-lo, mas depois não conseguia aprender a tocar e só pensava nas férias de Natal.
As férias começaram, finalmente, o Sam fez muitas coisas, mas, na noite de ano novo, lembrou-se do violoncelo.
Quando chegou ao colégio, no segundo período, lembrou-se que havia de aprender a tocar muito bem o seu violoncelo.


Leandro Moreira, nº 19


Sem comentários:

Enviar um comentário