domingo, 14 de abril de 2013

Jogos Olímpicos de Londres (2012) - Texto epistolar





Uma das bandeiras espalhadas por Londres, anunciando os Jogos Olímpicos de Agosto de 2012



Valongo, 20/09/12

Olá mãe e pai!
            Eu gostava tanto, tanto de ver os Jogos Olímpicos! Que grande ocasião!!!... Sempre sonhei ver isto! Vai ser muito bonito!
 Uma amiga vai acompanhar-me sempre, até eu regressar. Chego a casa amanhã de manhã, hoje não terei nenhum transporte para me levar para casa.
Não te preocupes, mãe, porque eu já sei onde vou ficar. Vai ser numa pensão, até amanhã de manhã com essa minha amiga.
      Mãezinha, gostava muito de realizar o meu sonho! E o sonho da minha amiga é o mesmo! Por favor, diz ao pai que eu não iria aguentar mais tempo sem ver o que eu mais gostava! E sabes que mais? Nunca, nunca vou desistir do meu sonho!
Beijinhos!

A.

Ana Inês Moreira, nº 1
...............................................................................................................................................

Valongo, 20/9/2012

Queridos pais:

Estou a escrever-vos esta carta para vos pedir se me deixam ir ver os Jogos Olímpicos.
Não é preciso preocuparem-se, iria ser muito divertido e eu não iria sozinha, iria com amigos meus: a Cristiana, a Mariana, o Armando e o Luís.
Se me deixarem, eu partirei daqui a uma semana e chegarei passados 3 meses. Ficarei num hotel de cinco estrelas, com piscina e tudo do melhor. É um sítio fantástico, não se arranja melhor hotel do que aquele para onde eu vou.
Eu nunca fui a Londres, por isso, se me deixassem ir, seria fantástico, e, assim, veria como, se calhar, um dia poderia ser, se fosse eu a fazer as provas.

Beijos da vossa filha, que vos adora!!!


R.

Ana Rita Carneiro, nº 2
...............................................................................................................................................

Valongo, 20/09/12

Olá queridos pais!
Estou a escrever esta carta para vos pedir um favor. Na equipa desportiva, onde eu ando, algumas pessoas vão inscrever-se nas Olimpíadas de Londres. Já que a minha entrada no estádio é gratuita, eu queria pedir-vos para ir. Posso? Por favor!...
Nós vamos dormir num hotel de luxo. Não precisamos de pagar nada porque vamos com o treinador e ele paga tudo.
Queridos pais, acho que mereço, pois estas férias ando a portar-me bem. Eu sei que vou sentir saudades, mas é só um mês e também podemos telefonar e falar pelo Facebook, pois levo o computador.
Queridos pais, não se esqueçam de que passei de ano e tirei as melhores notas da turma. Isto seria perfeito! Paizinhos queridos, sabem que vos adoro do fundo do coração!
Aguardo resposta numa carta ou numa conversa comigo.
Beijinhos.
B.


Bruna Marques, nº 5

...............................................................................................................................................

Valongo, 6 de julho de 2012.

Queridos pais:

Visitar Londres sempre foi um dos meus sonhos e, se for com os meus amigos, melhor. O objetivo desta viagem é ter uma boa qualificação, mas se ganharmos uma medalha
de bronze, de prata, ou de ouro será ainda melhor.
A minha treinadora e os meus colegas todos vão-me acompanhar e apoiar. Vão ser os melhores amigos do mundo!
Vamos partir no dia 8 de julho e voltar no dia 6 de agosto. Ficaremos alojados em pequenas casas, mas muito acolhedoras. Fui ver isso tudo à Internet. Como vão ser muitas pessoas, as casas têm de ser pequenas.
Eu gostava muito de ir, porque sempre quis entrar nos Jogos Olímpicos e conhecer melhor Londres.
Depois digam-me a vossa resposta, queridos pais.
Beijinhos,

D.

Daniela Santos, nº 7

.......................................................................................................................................

Valongo, 12/06/12


Olá, queridos pais!

Venho dizer-vos que vou viajar, porque vou competir nos Jogos Olímpicos de Londres. Há uma pessoa muito especial a acompanhar-me, mas, por enquanto, não posso dizer, porque é segredo.
Não se preocupem, volto o mais cedo que puder. Já terei partido no dia, em que receberem esta carta e chegarei no dia 14/07/2012. (Eu disse-vos que voltava cedo…)
Pai e mãe, queria-vos dizer que vou sentir muito, muito a vossa falta!
Beijinhos,

D.

Diogo Carvalho, nº 9

....................................................................................................................................




Valongo, 20/09/12

Olá, meus queridos pais!

Venho, por este meio, comunicar-vos que eu queria ir assistir a um grande espetáculo mundial: os Jogos Olímpicos. Mas eu só posso ir, se vocês, que são os meus queridos pais me deixarem…
Claro que custa algum dinheiro, mas com o dinheiro das minhas poupanças e algum dinheiro vosso, sou capaz de conseguir pagar os bilhetes de avião, o alojamento numa casa alugada e os bilhetes para este grande espetáculo mundial.
Eu parto na véspera dos jogos e chego dois dias depois de acabar. Vou com os meus colegas de equipa. Posso?!!!
Beijinhos,

F.

Filipe Monteiro, nº 10
..................................................................................................................................

Valongo, 20/09/12

Pai e mãe:

Eu quero muito ir aos Jogos Olímpicos e, por isso, mandei esta mensagem para vocês lerem, pois eu já estou a caminho. Vocês não têm nada com que se preocupar, sabem? Eu vou com os meus amigos e isto vai ser muito bom para todos nós.
Mãe e pai, eu estou prestes a chegar ao aeroporto. Parto às 9h30m, e chego lá às 11h30m. Por isso, tenho que me despachar.
Vamos ficar num hotel em Londres. É muito bem localizado, pois é mesmo à beira do estádio, onde vão decorrer os Jogos Olímpicos.
E só mais uma coisa: eu quero mesmo ir aos Jogos Olímpicos!!!... Quero tanto ver os melhores atletas de todos os países e ver ao vivo quem vai ganhar as medalhas!!!...
Beijinhos,

H.

Henrique Oliveira, nº 14
...................................................................................................................................

 Valongo, 20/09/12

Pai e mãe:

Esta carta é para vocês saberem que eu  fui aos Jogos Olímpicos. Quem me vai acompanhar nesta viagem vão ser cinco amigos. Parto no dia 15 e só chego dia 17 de setembro.
 Depois da viagem de avião, ainda vou estar algum tempo num hotel a descansar. Depois, então, vou aos Jogos Olímpicos apreciar todo aquele espetáculo desportivo.
Os meus amigos é que me deram a ideia de fazermos esta viagem e eu concordei logo, porque achei que seria divertido.  
Se vocês quiserem vir ver, também podem e nós gostaríamos muito!
Beijinhos,

H.


Hugo Campelo, nº 15

.....................................................................................................................................
Valongo, 20/09/12

Queridos pais:

Como estão? Eu estou bem. Corri na Maratona e foi uma prova mais ao menos. Deu na televisão, viram? Ganhei a medalha de bronze! É bom, não é? No salto em comprimento eu obtive 350. Isso já é muito, para mim!...
Havia lá um menino pequeno a jogar, que se chamava Gonçalo e tinha 10 anos. Ganhou a taça maior. É pequeno, mas ganhou! Incrível!...
Ele era muito vaidoso por causa das suas roupas, das suas sapatilhas e, principalmente, por ter ganho a maior taça de todas. Metia-me uns nervos! Mas que nervos! Apetecia-me chegar à beira dele e dar-lhe um estalo!
Bem, eu também ganhei alguma coisa e isso já é bem bom! Era pior se não tivesse ganho nada…
Adorei estes Jogos Olímpicos e, ainda mais, porque foi a primeira vez que ganhei uma medalha!... Foi a melhor sensação do mundo!!!...
                Beijinhos,

I.

Inês Rodrigues, nº 16

................................................................................................................................

Valongo, 20/09/12

Olá, queridos pais!

Eu vou de viagem a Londres, para ver os Jogos Olímpicos. Vou levar o meu chapéu e o meu saco com roupa.
Vou eu, o Filipe, o Rúben, o Miguel, o Diogo e o Henrique. Saímos no dia 1 de setembro e chegamos no dia 10.
Vamos ficar perto dos estádios olímpicos e vamo-nos inscrever para ficarmos todos juntos. Depois não nos vamos afastar dos estádios.
Beijinhos,

J.


Jorge Machado, nº 18

.................................................................................................................................

Valongo, 20/09/12

Mãe e pai:

Peço-vos para me deixarem ir com os meus colegas aos Jogos Olímpicos, porque eu queria tanto ver ao vivo aquelas competições!!!... Para além disso, os tios também vão ver e podiam acompanhar-me sempre, assim, eu não estava sozinho…
A data de partida para Londres é amanhã e a chegada é 25-09-2012. Nós vamos ficar alojados num hotel de luxo e, como vamos andar sempre a entrar e a sair, as refeições vão ser grátis. Dormiremos um em cada quarto, vamos ter um cartão de identificação com a nossa fotografia para, quando nós viermos para o hotel, mostrarmos aos seguranças e eles nos deixarem entrar.
Mãe e pai, por favor, deixem-me ir!
Beijinhos,

L.


Leandro Moreira, nº 19

...................................................................................................................................

Valongo, 20/09/12

Queridos pais:

Gostaria que vocês me deixassem ir ver os Jogos Olímpicos. Levaria a minha roupa e os meus sapatos. A minha amiga Bárbara iria comigo.
A partida seria no dia 25/09/2012 e só chegava no dia 30. Ficaríamos alojadas num hotel. Como vocês gostam muito de mim, não pensem que vos esqueceria: trazia-vos um lindo presente.
Gostava tanto que vocês me deixassem ir ver os Jogos Olímpicos! Ia ficar mesmo muito contente!
Se vocês quiserem saber, a Bárbara aceitou logo irmos juntas para Londres e ficarmos lá os dez dias.
Gosto muito de vocês, estarei sempre a pensar como é que vocês estarão.
Agradeço-vos pelo que fizeram por mim.
Beijinhos!!!!
M.

Mariana Silva, nº 20

..........................................................................................................................................

Valongo, 20/9/2012.

Olá mãe, olá pai!

Só queria dizer que vou para Londres, participar nos Jogos Olímpicos. O meu objetivo é ganhar a competição, mas não vou sozinha. A Mariana Sousa e o Rúben vão comigo, estejam descansados. Vou hoje e volta na quarta-feira.
Vamos para um hotel ou para a casa da minha tia Lúcia, ainda não sabemos. E, por favor, peço-vos para me deixarem ir porque eu, a Mariana e o Rúben queremos muito ir!!! Aliás, os pais deles já lhes deram autorização, só faltam vocês! Por favor!!!...
Beijos e abraços da vossa filha.

M.

Mariana Azevedo, nº 21

.................................................................................................................................

Valongo, 20/09/12

Mãe e pai:

Eu escrevi esta carta para vos convencer a deixarem-me ir aos Jogos Olímpicos. Vou fazer esta viagem porque gostava muito de ir ver ao vivo estas competições. Eu sei que já vi muitas vezes os Jogos Olímpicos antes, mas foi sempre pela televisão e assim eu acho que seria muito melhor e bem mais divertido. Quem me vai acompanhar é a Gi, pois ela também quer ir ver e eu podia ir com ela.
Eu vou já para a semana, no dia 25, e volto no dia em que os Jogos Olímpicos acabarem. Ah! Uma coisa: não se preocupem, que eu e a Gi ficaremos a dormir e a comer na casa de um amigo dela, que mora em Londres.
Os motivos para vocês me deixarem ir são muito simples: vocês sempre me disseram que um dia eu iria aos Jogos Olímpicos e sempre souberam que eu queria muito ir. Por favor, deixem-me ir agora! Eu ia gostar tanto!!!
Adoro-vos!
Beijos e um grande abraço da
M.


Mariana Sousa, nº 22

.......................................................................................................................................






Valongo, 20/09/12

Queridos Pais:

Eu dei-vos esta carta porque vos quero dizer que eu vou com o meu avô, a minha avó e também com os meus primos André e João, a Londres, ver os Jogos Olímpicos de 2012.
Devo chegar a Londres mais ou menos passados dois dias. Ah! E já agora, queria contar (antes que me esqueça!) que os atletas, que vão participar nos Jogos Olímpicos 2012, vão dormir na mesma residencial onde o pai esteve a trabalhar em Foz Côa.
Queridos pais, sei que ainda não vos convenci, mas cá vão dois bons motivos para me deixarem ir: 
- O primeiro motivo é que eu nunca andei de avião e, como vocês estão muito ocupados, eu já posso realizar esse sonho;
- O segundo motivo é que eu nunca pude ver os atletas olímpicos ao vivo.
Adeus. Beijinhos,
M.


Miguel Santos, nº 23

.....................................................................................................................................
Valongo, 20/09/12

Olá, queridos pais!

Deixo-vos esta carta, para vos dizer que vou aos Jogos Olímpicos. Quero ver ao vivo se o meu clube de atletas vence.
Olhem, quem me vai acompanhar é o meu amigo Jorge. Se puderem, avisem os pais dele, porque ele esqueceu-se de escrever uma carta, como eu vos escrevi esta a vós.
Eu parto hoje, segunda-feira, às 13.00h e devo chegar no sábado, por volta das 19.00h. Vamos ficar a dormir num hotel de cinco estrelas, portanto não se preocupem.
 Eu acho que vocês me devem deixar ir por causa das minhas notas, que foram excelentes, e também porque me comporto bem.
Com muitos, mas muitos beijinhos,

P.


Pedro Aguiar, nº 24

.....................................................................................................................................

 Valongo, 20/09/12




Mãe e pai:



Gostava muito que me deixassem ir aos Jogos Olímpicos de Londres, pois lá estarão os atletas do meu clube: o Falcão, o Daniel Cardoso, o Mário Silva, o João Carlos, o Diogo Pereira, o Figueiredo…

Por favor, deixem-me ir, imploro-vos!

Eu não vou sozinha, vou com a Daniela, com a Mariana Sousa, com a Rita, com a Beatriz, com a Cristiana, com a Inês, com a Bruna, a Francisca…

Vamos ver pessoas, países, cidades e muitas mais coisas. Vamos também fazer paragens para isso tudo. É uma grande aventura e eu sempre sonhei ir a Londres.

 A data da partida é dia 22/08/2012 e a chegada está prevista para 22/08/2012. Um mês a viajar… que bom, não é?

Quando chegarmos a Londres, vamos ficar alojadas num hotel de cinco estrelas, com tudo incluído. Até tem piscina interior!

Mas estou mesmo entusiasmada é porque vou viajar e conhecer um pouco do Mundo e ainda vou estar a fazer tudo isto na companhia das minhas amigas!

Beijos da



S.



Sofia Vale, nº27



Sem comentários:

Enviar um comentário