domingo, 14 de abril de 2013

Resumo Coletivo- "A viúva e o Papagaio", de Virginia Woolf



Victoria Station - Londres



“A viúva e o papagaio” (Conto), Virgínia Woolf - Resumo coletivo

Uma viúva chamada senhora Gage recebeu, um dia, uma carta de uma firma de advogados de Rodmell, avisando-a da morte do seu irmão Joseph Brand e de que ele tinha herdado os bens dele nomeadamente a casa e três mil libras esterlinas.
O reverendo Tallboys emprestou-lhe dinheiro para a viagem de comboio, até chegar à terra do falecido irmão dela. Ela partiu, assim que certificou de que tomavam conta do seu cão Shag, com quem vivia
Ao chegar a Rodmell, a senhora Gage descobriu que o irmão lhe deixara uma casa a cair, cheia de coisas inúteis, com um papagaio, chamado James, que se fartava de gritar “ Não estou em casa!”.
A senhora teve que ir a uma firma de advogados, mas fez-se noite e ela tinha medo de se afogar a passar o rio Ouse
Porém, viu um clarão ao longe e percebeu onde se poderia atravessar o rio, em segurança, mas também que aquela luz era uma casa a arder.
Ao chegar ao povoado, viu que era a casa que tinha herdado, mas ela preocupou-se em salvar o pássaro. As pessoas impediram-na de se chegar com medo que ela morresse queimada e a senhora Ford deu-lhe agasalho nessa noite.
A senhora Gage não conseguiu dormir, preocupada por não ter dinheiro para regressar a casa e ainda mais com a sorte do papagaio. Entretanto, ouviu umas batidas nos vidros do quarto, abriu a janela e, muito contente, viu que era o papagaio James.  
A ave quis que ela a seguisse até a casa incendiada. Como estava uma noite enluarada, sob a indicação do pássaro, ambos escavaram o chão, num lugar onde havia sido construído um fogão de pedra. Aí estavam enterradas as três mil libras.
A senhora Gage regressou a casa, levando o papagaio consigo. Ficou a viver com o cão e com a ave durante anos.
Antes de morrer, confessou-se ao reverendo e disse que acreditava ter sido o papagaio a indicar-lhe onde estava a riqueza.
Ela morreu e, pouco depois, o papagaio morreu também.

Resumo coletivo efetuado pela turma, em sala de aula.

Sem comentários:

Enviar um comentário