quarta-feira, 3 de abril de 2013

Outros mundos, outros textos -"O Planeta Branco", de Miguel Sousa Tavares






“O Planeta Branco” - Resumo

          Era uma vez três pessoas, chamados Lucas, Lydia e Baltazar que, um dia, decidiram ir viajar para o espaço. Assim o fizeram.
          Estavam no comando da nave e Lucas largou os cintos, começando a divertir-se no ar.
          Estava a anoitecer e algo aconteceu: quando eles acordaram, estavam muito velhos, viajavam no segundo Sistema Solar e, passados alguns dias, eles não tinham comida nem água.
          Quando chegaram ao terceiro Sistema solar, de repente, eles receberam uma mensagem desconhecida a dizer o seguinte:
          - Bem-vindos e venham conhecer o nosso planeta!
          Lucas, o capitão, pousou o pé fora da nave e não sentiu terra. Porém, decidiram continuar e encontraram um Homem, vestido de branco.
          Eles ficaram assustados, perguntaram-lhe onde estavam e o nome do planeta e ele respondeu que estavam no Planeta Branco. 
          O que eles não sabiam é que este era o Planeta dos Mortos...

*
          Opinião: Gostei muito deste livro porque tem muitas aventuras e estavam sempre a acontecer coisas surpreendentes, novas.

Ana Inês Moreira, nº 1

......................................................................................................................................


“O Planeta Branco” - Resumo

Num belo dia três amigos - Lydia, Lucas e Baltazar -, com a grande ajuda da estação espacial, tentaram ir a Orizon S-3 .
Percorreram um longo caminho, mas, de repente, perderam a ligação com a estação espacial e saíram de rota. Ainda tentaram corrigir o rumo, mas nada, perderam totalmente o controlo…
Lucas, o comandante da missão, disse-lhes:
 -Já não há nada a fazer, vamos tomar estes comprimidos para dormir e morreremos assim.
Lydia nem hesitou, ao contrário de Baltazar, que depois acabou por ceder.
Quando acordou, Lucas olhou para o relógio e tinham passado 12 horas. Foram todos acordando. Olharam uns para os outros e tinham envelhecido cerca de 50 anos!  
Primeiro ainda acreditaram que essa era mesmo a realidade, mas rapidamente Baltazar disse:
-Estávamos a ir muito depressa, por isso, nos perdemos no tempo, o que quer dizer que só passaram mesmo 12 horas.
Todos entenderam.
Começaram a avistar uma neblina branca. Aterraram, saíram e apareceu-lhes um homem de branco.
Ele explicou-lhes que foi o planeta que os atraiu, quando saíram da rota, que aquele era o planeta dos mortos (o Planeta Branco), mas que os homens e mulheres bons, bem como as crianças, que morriam por acidente, se transformavam em estrelas, que iam ser levados para a rota e que não se iam lembrar de nada.
Depois os três amigos foram, voltaram à idade normal e conseguiram falar com a estação espacial, regressando à Terra.


*

          A minha opinião: Eu acho que foi um livro muito interessante e divertido, por falar do universo, por ser de aventuras e porque próprio livro estava fantástico.

Rita Carneiro, nº 2
........................................................................................................................................



“O Planeta Branco” - Resumo

          Era uma vez três amigos, a Lydia, o Lucas e o Baltazar, que iam de viagem numa nave chamada Ítaca-3000. A sua missão era descobrir se o planeta Orizon S-3 se tinha água para salvar o planeta Terra.
          Mas, quando entraram no terceiro sistema solar, ficaram muito velhos e pensaram que tinham dormido trinta anos e dez horas.
          De repente, apareceu uma mensagem:   “Bem-vindos ao Planeta Branco.’’
          Eles saíram da nave e apareceu-lhes um homem de branco, que disse:
          -Não tenham medo!
          O homem explicou que aquele era o planeta dos mortos, onde todos que morriam iam ter. Depois, alguns desses até se podiam transformar em estrelas…
          -Nós vamos mandar-vos para o segundo sistema solar e daí vocês vão já sabem o caminho. – Garantiu o homem de branco aos três amigos astronautas.
          Eles concordaram e assim foi. Regressaram a Terra muito felizes.

Armando Vieira, nº 3

................................................................................................................................


O Planeta Branco” - Resumo

          Era uma vez três amigos, que foram viajar para o Planeta Branco.
          Eles estavam a ficar fartos daquela viagem e aflitos por verem que as coisas iam correr mal, por isso, tomaram um comprimido para morrerem a dormir.
          Mas, passados alguns anos, eles acordaram e viram que tinham ficado velhos.
Encontraram um habitante de um planeta branco que os reencaminhou para a Terra, onde regressaram e voltaram ao normal.

*
          A minha opinião:  “O Planeta Branco” é um livro é muito interessante e, se formos lendo ainda mais algumas obras como essa, poderemos aprender muito mais.

Cristiana Almeida, nº 6

..........................................................................................................................................

“O Planeta Branco” - Resumo
      
          Numa estação espacial enviaram uma nave, chamada Ítaca 3000, e três astronautas: Lucas, Lydia e Baltazar.
          A missão para a qual que foram enviados era procurarem água no planeta Orizon S-3.
          Quando passaram para o Segundo Sistema Solar, os astronautas sentiram um embate. Por sorte, não lhes aconteceu nada de mal. Mas, ao fim de um longo período de tempo, os controlos “deram o berro” e eles quase que morreram.        
          Lucas aproximou-se dos companheiros e disse para tomarem uns comprimidos, pois assim podiam morrer a dormir.     
          Mas não foi o que aconteceu: acabaram por acordar, viram-se ao espelho e perceberam que estavam velhos!   
          De repente, sentiram uma força maior a puxá-los para uma neblina branca, que era um planeta.
          Como nada podiam fazer, deixaram-se ir e, quando pousaram a nave naquele planeta desconhecido, receberam uma mensagem a dizer:
          - Bem-vindos ao Planeta Branco.
          A medo saíram da nave e, de repente, apareceu-lhes um homem também vestido de branco, que lhes falou um pouco e lhes disse que aquele planeta era o Planeta dos Mortos.     Segundo ele, as pessoas da Terra, que morriam, iam lá parar.
          Os três amigos pensaram e depois insistiram em ficar lá, porque também eles estavam velhos e quase a morrer, mas o guardião não os aceitou porque eles ainda não estavam mortos.   
          Então, esse guardião branco reencaminhou-os para a sua galáxia e mandou-os para casa, onde, por sorte, ao chegarem, viram que já tinham voltado ao seu estado normal.

*

          A minha opinião: Achei o livro interessante e criativo. O que mais gostei foi quando os três amigos foram para casa porque conseguiram ficar outra vez novos como realmente eram.

Daniela Santos, nº 7
..........................................................................................................................................

“O Planeta Branco” - Resumo

          Era uma vez três pessoas, que iam viajar até ao espaço, na nave espacial Ítaca 3000.Essas pessoas eram: Lídia, Baltazar e Lucas e iam ao espaço para ver se existia vida noutros planetas.
          Passou muito tempo, mais ou menos três meses, até eles chegarem ao Segundo Sistema Solar ao chegarem, comunicaram a Terra da sua chegada.
          Passado muito tempo aí, a base na Terra deu-lhes uma má notícia: eles tinham-se desviado da rota, que programavam seguir e, a partir dessa altura, não poderiam ser ajudados pelo planeta de origem.
          Baltazar, já a calcular o que podia acontecer, deu um comprimido para dormirem, a cada astronauta, para morrerem naquele espaço infinito, sem sentirem nada.
          Passado muito tempo, Baltazar acordou, viu o teto da Ítaca 3000 e logo se lembrou do que aconteceu. Lucas foi o segundo a acordar e, Baltazar apanhou um grande susto. Todos eles pareciam que tinham mais 50 anos em cima.
          Foram à consola de navegação e viram uma luz branca a puxar a nave deles na sua direção.
          Eles bem tentavam desviar a nave, mas era como se ela fosse atraída irresistivelmente por aquela luz branca.
          Quando chegaram mesmo perto, a nave aterrou numa espécie de nuvem e, no ecrã de mensagens, apareceu uma frase que dizia:
          - Bem-vindos ao Planeta Branco.
          Baltazar abriu as escadas e desceu muito devagarinho. Ao pôr o pé naquela substância gasosa, não sentiu o pé nem a enterrar-se nem a elevar-se no ar!
           Mas, ao fundo, viram aparecer um homem, que começou a falar com eles. Quando Lídia, Baltazar e Lucas começaram a ter mais confiança, começaram a falar com ele.
          Foi uma conversa foi longa e, no fim, o homem decidiu mandá-los de volta para o Segundo Sistema Solar, pois, a partir daí, eles já encontrariam o caminho para casa.
          Quando os três amigos entraram na Ítaca 3000, depois de viajarem bastante conseguiram finalmente telecomunicar-se com a Terra. Então, perguntaram se continuavam o trabalho ou iam para casa. Da base terrestre responderam-lhes para eles irem para casa, que já todos tinham saudades deles.
Diana Moreira, nº 8
.........................................................................................................................................

“O Planeta Branco” - Resumo

          Era uma vez uma nave chamada Ítaca. Havia também os astronautas o Baltazar, Lydia e Lucas, que eram os seus tripulantes.
          Um dia, já perdidos da sua rota, preferiram morrer a dormir: tomaram os comprimidos e adormeceram.
          Mas não morreram, afinal: acordaram 12 anos depois (o que é inacreditável!) e envelheceram muitos anos!....
          Depois encontraram um planeta todo branco, onde aterraram, pois a nave foi atraída para lá e não a conseguiram desviar dessa rota. Conheceram um homem, que falou com eles e lhes contou que aquele planeta branco era o planeta das pessoas que morreram na terra.
          Como ainda não estavam mortos mesmo, o homem ajudou-os a voltar à sua rota e à medida que a viagem ia acontecendo eles iam ficando menos velhos e também se iam esquecendo do planeta todo branco.
      
Francisca Cardoso, nº 11
.................................................................................................................................

“O Planeta Branco” - Resumo

          Era uma vez um grupo de astronautas e a sua missão era chegarem ao planeta S-3, saindo do Sistema Solar em que nós vivemos.
          Mas, quando deram por isso, eles não sabiam por onde ir. Então, um deles, achando que corriam risco de vida, disse para irem todos dormir e no outro dia pensavam sobre isso.
          Quando acordaram tiveram uma surpresa inesperada, pois tinham envelhecido perto de cinquenta anos!!!  Assustados e nervosos começaram a discutir uns com os outros. 
          Por fim, todos concordaram em seguir a rota possível e, quando deram conta, já estavam a aterrar num planeta branco.
          Saíram do foguetão e viram um senhor de branco que disse:
          -Bem-vindos ao planeta, onde os mortos da Terra repousam depois da vida.
          Eles ficaram espantados e disseram para senhor de branco se explicar melhor.
          -Este é o planeta dos vivos, depois da morte. Outros estão espalhados pelo universo, alguns também são estrelas, mas vocês vieram aqui parar porque estão quase a morrer… - disse ele. E continuou:
          -Eu vou mandar- vos de volta à terra e, quanto mais perto da terra vocês estiveram, mais se esquecerão de tudo o que esta a acontecer. No fim, hão de voltar ao vosso estado normal.
          E assim foi: regressaram novamente à Terra, voltaram ao seu normal e como o senhor de branco tinha dito antes, não se lembravam de nada. A missão ficou por aí.

*

          A minha opinião: embora este livro seja apenas uma história, leva-nos a concluir que, quando morrermos, vamos todos para o espaço.

Henrique Oliveira, nº 14
.......................................................................................................................................

“O Planeta Branco” - Resumo

          Era uma vez três amigos, chamados Lucas, Baltazar e a Lydia, que um dia, visto que não havia água no nosso planeta, voaram até ao espaço.
          Aí, procuravam um planeta, que tivesse água, chamado Orizon S-3. Após alguns dias, ficaram sem alimentação nem água e, ao anoitecer, algo especial aconteceu: perderam-se no espaço infinito!
          No dia seguinte eles acordaram muito velhos, porque estavam na rota errada, no Terceiro Sistema Solar. Receberam uma mensagem desconhecida a dizer:
          - Bem-vindos, desçam para verem o nosso planeta.
          Ficaram um pouco admirados, mas pousaram a nave para conhecer o Planeta todo Branco, que estava na frente deles. O capitão Lucas foi o primeiro a descer, com receio, e ao pousar o pé, estranhou porque não sentia terra, mas lá foram.
            Encontraram um ser desconhecido: um homem vestido de branco. Perguntaram-lhe onde estavam e quem era ele. Ficaram a saber que ele era quem estava encarregue de receber os visitantes do Planeta Branco e que aquele era o planeta onde iam morar os mortos que vinham da Terra.
            Os três amigos ficaram muito assustados e Lydia pensou que poderia encontrar o pai, que já tinha morrido. Então, perguntou pelo sítio onde estava o pai mas, o homem de branco respondeu que os mortos ali transformavam-se em estrelas e podiam ouvir e ver o que se passava na terra, ou seja, se a Lydia ficasse triste ou contente, também assim ficaria o pai.
            Depois tiveram de voltar à nave, regressar à Terra, ajudados pelo homem do Planeta Branco. Não se iam recordar daquele planeta, porque ia ser apagado da memória deles e os três amigos ainda tinham uma longa vida pela frente.
            Quando eles chegaram ao segundo sistema solar não sabiam que os seus rostos tinham voltado ao normal e comunicaram com a Terra através da Ítaca, a sua nave espacial, que estava tudo bem e não se lembravam de nada.
            Depois tiveram a oportunidade de voltarem para casa para junto das suas queridas famílias.


          Opinião: Adorei o livro porque gostei muito da parte em que o senhor contou aos astronautas que os seus familiares mortos se transformavam em estrelas e podiam sentir tudo o que eles também sentiam na terra.  




Joana Lopes, nº 17



......................................................................................................................................



“O Planeta Branco” - Resumo

          Lucas, Bianca, Marko, Lydia decidiram viajar na nave Ítaca-3000 pelo espaço infinito.
          Foi uma viagem longa, saindo do Planeta Terra para verem o espaço e os outros planetas, mas principalmente para investigar, onde poderiam encontrar água.
          Meteram-se a caminho, sem saberem o que poderia acontecer. Então, todos confiantes, passadas algumas horas, saíram do Planeta Terra.
           Ao entrarem no espaço, viram um grande circulo que os puxava em direção a outra rota.
          Ítaca tentava parar, mas não conseguia, porque aquele círculo tinha mais força do que ela.
          Então, Lucas disse.
          -Tomem estes comprimidos, para adormecermos durante algumas horas e morrermos sem sofrer.
          Baltazar disse:
          -Eu não tomo isso.
          Só que os outros tanto insistiram que ele tomou o comprimido e todos adormeceram sem grande esforço.
          Passadas doze horas, acordaram. Estavam vivos e fora de perigo, só que havia um problema: é que, quando se foram ver ao espelho, tinham envelhecido cinquenta anos e ninguém se lembrava do que tinha acontecido minutos antes de tomarem o comprimido e adormecerem. Tinham ido parar a um planeta branco, que era o dos mortos. 
          Depois de algum tempo a falar com o seu guardião, ele ajudou-os a regressar à rota para a Terra. Com o tempo, iam esquecer tudo o que souberam e viram.
          Ítaca regressou à rota inicial e a certa altura, Lucas disse:
          -Lembro-me que estávamos a ser puxados para outra rota e que Lucas disse para tomarmos os comprimidos; depois já não me lembro de mais nada.
          Passadas poucas horas foram ver-se outra vez ao espelho e o primeiro foi Lucas, que disse.
          -Recuei cinquenta anos e estou com a mesma idade que tinha antes de tomar o comprimido.
          Os outros foram-se ver também ao espelho e disseram a mesma coisa que Lucas, isto é, todos tinham que tinham recuado cinquenta anos em menos de vinte e quatro horas.
          Comunicando com a Terra, disseram-lhes para regressarem, pois já tinham vivido muitas aventuras nessa viagem e era a hora de irem embora para as suas casas, matarem saudades.
          E assim foi.

            Mariana Silva, nº 20
.......................................................................................................................................

“O Planeta Branco” - Resumo

          Lydia, Lucas e Baltazar viajaram ate ao espaço, na nave Ítaca-3000, pelo segundo sistema solar.
           Passado algum tempo, perderam se e Lucas disse:
          -Tomem estes comprimidos, assim, se morrermos, não sentimos nada.
          Lydia não hesitou e tomou logo o seu comprimido. Todos tomaram e adormeceram.
Passaram-se doze horas, o Lucas foi o primeiro a acordar e viu que não tinha morrido. Mas, quando olhou para si, parecia velho: tinham passado mais trinta anos!!!
          Foi acordar Lydia e Baltazar e também eles nem queriam acreditar, pois tinha-lhes acontecido o mesmo.
          Entretanto começaram a receber uma mensagem que dizia que eram bem-vindos ao planeta branco.
          Lucas pôs o pé naquela coisa fofa branca que não sabia o que era, à volta da nave.    Contudo, mal pisou o solo não se sentiu a enterrar-se nem a flutuar.
          De repente, viram um homem de branco e quiseram saber quem era. Ficaram, então, a saber que era ele que recebia quem ali chegava e que aquele planeta branco era o dos mortos da Terra.
          Ouvindo isso, o Lucas pensou e disse:
          -Mas, se este é o planeta dos mortos, nós estamos mortos?
          -Não. - Disse o homem de branco -Vocês só vieram parar aqui por engano. Desculpem! Vão embora daqui a pouco. Eu ajudo-vos e esquecerão tudo isto.
          E assim foi. Os três amigos voltaram outra vez para Ítaca 3000, regressaram à sua idade verdadeira e tornaram a viver na Terra.

Mariana Azevedo, nº 21
......................................................................................................................................

“O planeta Branco” - Resumo

          Era uma vez três astronautas, que foram para o espaço numa missão em que viram acontecer coisas espantosas, que eles nunca pensaram ver.
           Mas, no meio da viagem, ficaram sem contacto com a Terra e foram parar a um Planeta Branco, o planeta dos mortos.
           Quando estavam a sair da nave, viram um homem de branco que lhes  esteve a contar tudo e eles à medida que ele ia falando, iam perguntando coisas, em que tinham dúvidas.
          Ao irem embora, o homem de branco lhe disse que ao se afastarem do Planeta Branco, eles iam esquecer-se de tudo tinham visto e ouvido ali.
          Os amigos ficaram tristes, mas depressa se alegraram, quando começaram a ter contacto com a Terra.
          Todos ficaram felizes e, apesar de o comandante perguntar o que se tinha passado, naquele tempo em que estiveram fora de rota, ninguém se lembrava de nada.

*
          A minha opinião: Acho que esta história está muito bonita e tem muita informação, porque nunca pensei que o Planeta Branco fosse o que é e fiquei muito surpreendida.


Mariana Sousa, nº 22
.......................................................................................................................

“O Planeta Branco” - Resumo

              Era uma vez um grupo de astronautas, que tinha sido lançado do coração de África para o espaço, do calor de África para o frio, que reinava lá fora.
Os astronautas eram a Bianca, Lucas, Marko, Baltazar e a Lydia .
            O Lucas era o mais velho e, por isso, era ele quem mandava no grupo. Era alto, falava pouco e estava sempre preocupado com a sua viagem.
            A Lydia era a navegadora e era ela quem mandava, quando Lucas não estava. Era muito arrumada e organizada, passava a vida a ouvir música.
            O Baltazar era o astronauta mais novo, era ele quem arranjava todas as avarias, era um brincalhão: flutuava no ar e nunca conseguia estar quieto.
            A nave chamava-se Ítaca-3000 e a viagem foi para tentar encontrar água noutros planetas do Universo.
            Tudo correu bem, até que, na terceira galáxia, eles estavam a ser atraídos por uma órbita desconhecida e adormeceram.
            Quando acordaram, olharam pela vigia e viram que estavam num planeta, que parecia uma nuvem. Depois apareceu uma mensagem a dizer:
- Bem-vindos ao Planeta Branco.
             Aí encontraram um homem, que lhes disse ser o guardião do Planeta Branco – que, afinal, era o sítio para onde os mortos do Planeta Terra iam viver.
            Quando os amigos foram novamente para a nave, já tinham as coordenadas no painel de Bordo e, enquanto voltavam à Terra, iam esquecendo o Planeta Branco.
             Os astronautas não se aperceberam que tinham viajado cinquenta anos para a frente e cinquenta anos para trás; só se viram envelhecidos, ficaram assustados, mas, com o regresso à Terra, tudo se normalizou e eles esqueceram essa aventura.
            Na Terra, ao chegarem, foi tempo de grandes festas e comemorações.

*

          Opinião: Gostei desta obra porque nunca esperei que o Planeta Branco fosse aquilo que saiu…



Miguel Santos, nº 23









1 comentário: